As 4 Deusas e seus arquétipos no Mapa Astral

Texto elaborado por Juliana Lírio e adaptações Karoline Fendel

Fotos: Juliana Saldanha



DEMÉTER




No Olimpo ( lugar onde moravam os deuses ) Deméter se casa com Zeus e geram Core (a jovem). Um dia Core estava brincando em Elêusis (lugar onde mora os mortais) e vê uma flor de narciso no qual ela fica encantada e acaba cheirando esta flor. Ao cheirar esta flor Coré fica tonta (NARKÉ=Narcótico) então a terra se abre e Plutão vem numa carruagem para raptar Coré e levá-la para o Hades ( mundo dos mortos), pois Plutão se apaixonou por Coré e dizia ela ser sua esposa .


Deméter sente a falta de sua filha e sai do Olimpo, vai em busca de sua filha pelo o mundo inteiro. Durante nove dias e nove noites a deusa fica a procurar sua filha sem nenhuma pista. Enquanto Deméter está à procura de sua filha a terra fica sem vegetação e sem fertilidade.


No décimo dia, ao consultar Hélio (deus do sol)aquele que tudo vê,este diz a Deméter que viu Core ser seqüestrada em Elêusis por Plutão. Deméter vai para a cidade e se transforma em uma ama, a procura de uma criança para cuidar. Lá conhece Célio e Metanira, que são reis de Elêusis , e cuida do filho do casal ( Demofonte ). Deméter decide transformar Demofonte em deus , para poder adotá-lo, em ritual para isso,ela o leva ao fogo para sua purificação, mas sua mãe descobre e impede este processo com um grito.


Deméter em fúria pede que Metanira e Célio construam um templo, diz que só volta ao Olimpo quando encontrar sua filha . Zeus fica sabendo através das queixas dos mortais e também dos deuses, de que a terra está estéril. Este manda Hermes, o deus do caduceu de ouro, ir para Hades e convencer Plutão de devolver a filha de Deméter.


Hermes convence ao irmão de Zeus à devolver Perséfone (Coré), mas Plutão em sua partida, oferece uma romã à Coré e a jovem com fome,aceita. Deméter e Core se reencontram e ao abraçá-la, Deméter sente sua filha diferente e pergunta se ela comeu algo em Hades pois, seria a única coisa que a impediria de voltar completamente...Sendo assim, novamente há uma mediação entre o céu e a escuridão, Core agora é Perséfone, esposa de Plutão e passará metade do ano com sua mãe e a outra metade em Hades.


Palavras Chave: Maternidade, Nutrição física, psicológica e espiritual, ciclos, Deusa vulnerável, deusa do cereal, alimento espiritual, a mãe destruidora, a mãe generosa apego, vida e morte, renascimento, Deusa Mãe Terra, fertilidade, instinto materno, auto-cuidado.


O local no mapa natal que se encontra Deméter, a pessoa vai manifestar essas qualidades e também as sombras deste arquétipo: necessidade de cuidar ou também de ser cuidada, pode manifestar muito apego, a necessidade de criar algo, será também o local que há frutificação, abundância ou escassez.


Também será nesta casa que a pessoa encontrará uma grande nutrição para si e a capacidade de distribuir aos outros. Se Deméter estiver angular (1,4,7,10) este arquétipo será predominante podendo o mito narrar a própria estória pessoal. Na 2, 6 e 10 há um indicativo do uso destas qualidades no trabalho, ambiente de trabalho, carreira, legado, imagem social.


Esse arquétipo pode ser desenvolvido quando exercemos um papel de cuidador na sociedade, como terapeuta, enfermeira, veterinária, tarefas que envolvam cuidado e atenção. Para aquelas mulheres que querem engravidar podem ritualizar e dançar para essa Deusa. Deméter rege o ciclo pré-ovulatório.


ATENAS



Narra o mito que a Sabedoria e a Justiça, personificadas pela deusa grega Athena, é fruto de Métis (a astúcia, a inteligência) com o poderoso Zeus, ordenador do Cosmos.


Após ter sido proferido pelo oráculo que, se Zeus tivesse uma filha, ela se tornaria ainda mais poderosa que ele, Zeus tratou de engolir Métis, transformando-a em uma mosca, para impedir o nascimento. Assim, Athena é gerada na cabeça do soberano do Olimpo (por isso, a deusa é associada ao lógos).


Findado o período de gestação, o supremo deus começou a sentir terríveis dores de cabeça, pois enquanto a Justiça não nasce, elas são inevitáveis.


Desesperado e no limite, Zeus ordena ao ferreiro divino Hefestos (Vulcano) que lhe abra a cabeça. Mesmo a contragosto, com técnica e precisão, desferra-lhe o machado de ouro certeiro e todos se surpreendem ao verem surgir, imponente e armada, pronta para a guerra, a deusa Palas Athena.


Palas significa "a donzela", pois a poderosa filha pede ao pai para manter-se sempre virgem e, desta forma, impor-se com a autoridade de quem não se deixa seduzir ou corromper, outro Mito com esse nome era a relação dela com uma querida amiga que numa brincadeira competitiva levou uma flechada de Atenas e morreu, em sua homenagem ela adicionou seu nome a seu próprio, Pallas Atenas.


Sua principal característica física é o porte altivo. Invocando a proteção de Athena sobre todo e qualquer embate, tem-se a vitória como certa, uma vez que Palas Athena é sempre acompanhada por Niké (a vitória).


Palavras Chave: Estratégia, racionalidade, Deusa Virgem, a filha do pai, conselheira do masculino, deusa das artes e da justiça, deusa das tecelãs, ourives, oleiras e costureiras, planejamento e execução, pensamento intencional.

As mulheres que têm predominantemente o arquétipo Atenas vão se identificar mais facilmente com o universo masculino e valores instaurados do patriarcado, por não identificarem o aspecto racional em outras mulheres, tendem a subjugar o feminino. Podendo até ser machista, intimidadora ou repressora de outras mulheres.


Se identificaram com cargos de poder, que necessitam de sua astúcia, liderança e estratégia. Será facilmente encontrada em situações de conselheira para metas e objetivos ou cargos e funções que comumente são ocupados por homens atualmente.


Têm caráter obstinado e persistente. Por ser uma Deusa virgem, Atenas sente-se bem em si mesma e não está vulnerável à opinião alheia. Um desafio à mulheres com Pallas predominante seria, honrar os valores feministas e resgatarem seus vínculos com suas próprias mães.


No mapa natal a casa que este asteróide está,vai trazer estas qualidades .: necessitamos desenvolver nossa garra, sentiremos um ambiente como de guerra com aquele assunto, precisaremos ativar nossa racionalidade e estratégia para vencer neste local, também será o local onde buscamos por justiça.


Quando angular (1,4,7,10) o arquétipo será predominante e atuamos com esta Deusa em tudo que fizermos na vida. Nas casas 2,6,10 podemos ter essa dinâmica no trabalho, levando à cargos de poder sejam privados ou públicos (dependendo do restante do mapa), pode trazer empreendedorismo,pioneirismo e também como braços direitos fiéis para que o empreendimento triunfe, pode nos atribuir habilidades manuais.


Atenas rege o processo ovulatório.

HÉSTIA




Héstia é a personificação grega do fogo sagrado e da pira doméstica, Cortejada pelos deuses, Apolo e Netuno, Héstia rejeitou todas as propostas amorosas e pediu a seu irmão Zeus que protegesse sua virgindade. Suas sacerdotisas se mantinham a vigiar o fogo sagrado permanente nos templos para garantir o voto de castidade da Deusa. Por não tomar parte das guerras e romances que aconteciam na mitologia grega,é uma das menos conhecidas e com menos registros mas, por ser a guardiã dos lares e templos,sempre foi reverenciada,adorada em todas as festas ,é a mais antiga e preciosa Das Deusas do Olimpo, guardiã do fogo sagrado. Para que uma casa se tornasse um lar, Héstia era chamada .


Héstia tem como principio complementar masculino Hermes, dentro de casa um altar para Héstia, fora de casa Hermes, dando proteção quando a pessoa saia de casa e/ou viajava e também, simbolicamente trazendo de que a espiritualidade deve ser comunicada levada naquilo que fazemos no mundo.


Palavras Chave: Sabedoria, guardiã do feminino sagrado, Mediadora da integração psicológica ,é a presença espiritualmente sentida ,consciência partilhada e identidade comum, integridade, consciência enfocada interiormente.


No mapa natal a casa que Héstia (Vesta) está, nos convida à uma percepção espiritual daquele assunto , recolhimento,sacralizar o que for feito naquele setor,será involuntário o movimento de recolher-se para entender (Hermes) e manifestar. Angular,a pessoa atua com Héstia. Nas casas 2,6,10 a pessoas pode ser conduzida a usar as qualidades desta Deusa em seu trabalho ,terapeuta, conselheira espiritual,acolhimento, uma ponte de reconexão com o plano simbólico,vidas monásticas, donas de casa, guardiãs de templos, etc.


Héstia rege a menopausa.

HERA




Hera era filha de Réia e Cronos, foi engolida por seu pai assim que nasceu,como seus quatro irmãos. Quando emergiu de seu cativeiro de dentro de Crono,já era jovem. Foi deixada aos cuidados das divindades da natureza, as estações,que a criaram com requinte. Zeus logo sentiu-se atraído por Hera,que além de bela, era adorável.


Não conseguindo agradar a Deusa facilmente , Zeus se metamorfoseou em um pequeno pássaro,num dia de chuva... Hera acolheu a criatura em seus seios para aquecê-lo e então,rapidamente Zeus reassumi sua aparência varonil e tenta violentá-la.


Seus esforços foram em vão,ela resistiu firmemente suas tentativas e disse que só cederia ,se Zeus a tomasse em casamento. Hera se torna então,esposa de Zeus e permanece no trono de rainha até o final dos tempos mesmo com todas as traições de seu marido,Hera permanece leal e fiel. Direciona toda a sua fúria das traições para as mulheres que Zeus se relaciona ou seus filhos bastardos. Hera gerou : Hefesto, Ares, Hebe e Ilítia e o monstro Tifão.


Seu nome carrega em si a etimologia de Herói, conta-se que Hera era quem dava as provas para que o masculino se tornasse um herói, como exemplo as 12 tarefas de Hércules.

Palavras Chave: deusa vulnerável, compromisso, vingança, intensidade na alegria e na dor, poder, matrimônio sagrado, oprimida ou opressora, competição com outras mulheres, realiza-se na união com o outro,foco no masculino.


No mapa natal a casa que Hera se encontra sugere que a pessoa terá comprometimento profundo, ela buscará por equanimidade de poder, se realizará com alguma parceria ou sócio, ali também teremos acessos de ira e/ou desejo de vingança para aquele assunto, dependendo do que se conversa com o restante do mapa.

Se predominante, angular, será forte o anseio pelo casamento,ou será a mulher reconhecida por ser esposa de um homem influente,poderoso e o melhor aspecto para quando se vai além destes papéis é Hera ser uma mulher num alto cargo de poder, a chefe.


Hera rege o processo pré-menstrual;


Bibliografia sugerida para estudo:


“As Deusas e a Mulher –Nova Psicologia das mulheres” – Jean Shinoda Bolen

“ A Deusa Interior”- Jennifer Woolger e Roger Woolger.

“Mulheres,Mitos e Deusas “ Martha Robles.

“Asteroid Goddesses: Ceres,Pallas,Juno and Vesta with Ephemeris” Demetra George with Douglas Bloch


5 visualizações

Karoline L. Fendel

Campeche, Florianópolis

CPF 05228210903

48 99934 8409

Entregas realizadas em até 30 dias

  • Facebook ícone social
  • Karoline Fendel