As crianças e a influência zodiacal


Conheça melhor alguns aspectos do seu filho ou filha, através dos doze signos do zodíaco e da influência zodiacal. A mesma dependerá da força de cada signo no Mapa Astral da criança, que pode ser o signo solar (signo referente ao dia de nascimento), o lunar ou o ascendente, ou mesmo muitos planetas neste signo no momento do nascimento da criança, esses detalhes só poderão ser descobertos a partir do acesso ao mapa astral da criança.


Segue abaixo um pouco sobre os doze signos e as crianças:





Áries

Os moleques e molecas do zodíaco


O signo de Áries é aquele que dá início a Roda do Zodíaco, trazendo consigo toda a força de iniciativa, coragem e determinação para começar projetos. Seu elemento é fogo o que responde prontamente aos impulsos de forma enérgica e rápida.


A criança com essa influência em seu sistema, pode ser destemida e mostrar-se muita dinâmica, explorando sua vitalidade e sua energia deixando seus cuidados cansados!


Sua tendência de muitos inícios e poucas finalizações, se manter numa brincadeira por muito tempo pode ser um desafio, tédio e monotonia são seus inimigos.

Pode desde cedo mostrar características de liderança e tendência a esportes competitivos ou de aventura, artes marciais e subir em árvores!


No caso do signo lunar que tem grande influência no primeiro setênio da criança e no processo emocional, ela expressará muita energia, ação, vigor e gosto por novidades. Será uma criança ativa, que lutará pela sua vontade, podendo ser briguenta e birrenta, lutando e guerreando por aquilo que lhe parece importante.

Talvez ela precise de ajuda dos pais em lidar com os impulsos agressivos ou mesmo reativos da criança, disputas de vontade e forças. Tendências das quais ela terá que aprender a direcionar quando adulto.


Lembrando também que a Lua em Áries está intimamente ligada a energia materna, assim como o Sol e/ou Saturno a energia paterna, carregando assim energias de personalidades vinculadas a estes.







Touro

Os fofinhos do zodíaco


Touro é o segundo signo do zodíaco, trazendo a força da energia da terra, como seu elemento. Materializando o impulso que houve no signo anterior, Áries.

As crianças com influência do signo de Touro, possuem ternura, doçura, muita fome e teimosia! Touro possui a influência do planeta Vênus que os brinda com magnetismo e beleza natural.


Taurinos possuem seu tempo de funcionamento, em geral mais lento que seus outros signos. Por isso quando essa influência é forte a criança pode precisar de mais paciência e compreensão dos pais nos seus processos. A segurança material e a estabilidade são pontos importantes no seu desenvolvimento, esta criança gosta de ser avisada dos movimentos e não ser pega se surpresa, pois precisa de tempo para “ruminar” e para se sentir segura.


A força física, a estrutura robusta e o apetite são algumas marcas dessa influência. Os prazeres e os sabores são sentidos e percebidos com muito deleite. Atividades como culinária, vivências de horta e plantio, relação com os animais, vivência em sítio são algumas das atividades mais desfrutada por esse signo.


Quando Touro é o signo lunar, a criança terá uma necessidade de contato físico grande, vínculo forte com a mãe como fonte de segurança, afeto e alimento. Pode ser que a criança também tenha um tempo mais lento para seus processos emocionais e só sairá do seu conforto quando sentir uma real necessidade.


Lembrando também que a Lua em Touro está intimamente ligada a energia materna, assim como o Sol e/ou Saturno a energia paterna, carregando assim energias de personalidades vinculadas a estes.





Gêmeos

Os divertidos do zodíaco


Seguimos nossa roda do zodíaco e agora entramos neste signo que precisa comunicar, trazer ao mundo suas palavras, ideias e toda a curiosidade em relação ao mundo. Além disso gêmeos rege as mãos, dando a estes nativos um potencial para usá-las de diversas formas. São eles divertidos, multipotenciais e polivalentes e um pouco distraídos!.


Sua marca é a diversão e o dinamismo que o signo do elemento ar e seu regente Mercúrio entrega a esses nativos. São crianças conversadoras, gostam de entender como o mundo funciona, desmontando brinquedos, explorando todo o mundo ao seu redor. Seu afeto é por uma conexão mental, então não esperem muitos abraços e beijos, pois o contato pele a pele pode ser menos relevante aqui. A relação com irmãos pode ter uma importância significativa, ou mesmo amigos, primos, vizinhos. Em suas memórias estão guardadas as viagens com a família, visitas, brincadeiras com os primos, livros preferidos.


Corpo magro e ágil, sendo este rápido, inteligente, curioso, informado, pode querer aprender a ler e escrever mais cedo, pois anseia por comunicar. Já emocionalmente (signo lunar) essa desenvoltura intelectual será seguramente premiada com afeto.


De forma a auxiliar essa criança a não antecipar a chegada do corpo mental, precisamos aqui ajudar a integrar suas emoções ao seu corpo, podemos nomear as emoções, e trazer esse querido pássaro geminiano para sentir mais e pensar menos, localizando suas emoções no corpo e simplesmente respirando...


Quando cresce a influência geminiana, terá a capacidade de fazer associações mentais, escrever e transmitir seus sentimentos, gerando bons educadores, escritores, jornalista, inventores e músicos.





Câncer

Os afetivos do zodíaco


O câncer é um signo de água, isso dá à eles essa capacidade de fluir, adaptar-se e sentir. Por meio dessa sensibilidade toda, faz com que eles se emocionem, chorem e facilmente se conectem com o outro. Mas não necessariamente expressam todas suas emoções, a analogia ao caranguejo de casca dura e corpo mole se aplica a esses nativos. Sua forma é redonda, delicada e as sensações principais são de medo, desconfiança, insegurança ao novo.


Os cancerianos têm um potencial inato para o cuidar e proteger dos seus queridos, possuem uma energia afetuosa e cautelosa, que pode ser usada em alguma profissão ou mesmo num posicionamento importante na família. Pertencer ao clã é algo vital.


A relação com a família, com a mãe, ou mesmo com a ancestralidade são pontos importantes para esses nativos. Existe uma relação íntima com o lar, esse pode ser sua casa ou mesmo no futuro a comunidade ou o planeta, os cancerianos podem ser dedicados ecologistas, cuidadores, educadores, médicos, veterinários, anfitriões...


Quando este signo é lunar, existe uma conexão visceral e simbiótica com a mãe, causando até uma forte dependência emocional, que no futuro precisa ser trabalhada, sair do papel do “filho ou filha” pode ser difícil, aspectos como independência e coragem precisam ser incentivados.






Leão

Os entusiasmados do zodíaco


Leoninos são do grupo dos fogosos, o fogo é seu elemento. São de natureza alegre, divertidos, expressivos e criativos. Todo o leão merece um palco e assim são nossos pequenos leoninos, precisam desse espaço de reconhecimento e buscam olhares de aprovação.

Quando crescem precisam de individualidade e espaços criativos para desenvolverem seus potenciais e até mesmo a liderança. Teatro, dança, esportes, artes e música são algumas das possibilidades de desenvolvimento.


Uma das características desses nativos que eu mais gosto, é o brilho no olhar, um medidor sobre como você está se envolvendo com as coisas, com vitalidade e força ou apagada e desestimulada?


Aqui temos uma habilidade inata a diversão, brincadeiras, a liderança, aos prazeres e ao potencial criativo, um senso de individualidade consolidado. Porém não estamos a vida toda na crista da onda, certo? portanto o maior desafio aqui é a humildade, a relação com o “insucesso, fracasso” e o orgulho de entender que sim, vivemos períodos de maré baixa também.


Quando no signo lunar, o leonino pode ter muita dificuldade em dividir a mãe, os irmãos podem ser uma ameaça constante e pode ser difícil dividir a cena ou perder o protagonismo. Aqui é preciso ter muita cautela com os amados elogios, competitividade e ajudar essas crianças a confiarem em si mesmas, com menos dependência do olhar externo.





Virgem

Os caprichosos do zodíaco


Os Virginianos são aqueles que estão sempre aperfeiçoando modelos, técnicas, métodos são incansáveis. Me lembra muito o conto da cigarra e da formiga, uma analogia interessante do eixo virgem-peixes. Gosto de perceber que algumas crianças já manifestam essa energia da sua forma mais pura e sensível. Arrumando os sapatos, colocando os lápis de cor em sequência de cor, ficando horas num brinquedo pequenino ou olhando para um detalhe.


São suaves, delicados e inquietos pois estão sempre em busca de compreender como o mundo funciona por isso as vezes obcecados por seus projetos, trabalhos e atividades rotineiras. Provavelmente a criança com essa influência tem a rotina como um ponto de sistematização importante da sua organização emocional.


Em geral possuem corpos ativos, magros, são predominantemente mentais e inteligentes, o planeta regente é Mercúrio que entrega dinamismo, multiplicidade e muitos talentos, entregando as muitas habilidades manuais, organizacionais e práticas.


O ponto importante a ser observado é justamente o detalhismo, perfeccionismo, crítica, auto exigência, que podem levar a criança viver tensões internas precoces, ou mesmo nunca se sentir apto, devido ao nível do critério ser tão alto.


Quando essa influência é lunar, fala muito desse vínculo com a mãe, que pode ser exigente com a criança ou também ter essas qualidades, o ponto a observar aqui é não cobrar demais do nível de maturidade que a criança tem, ou colocar demasiadas, regras, disciplinas e rigidez na rotina do pequeno (a).





Libra

Os artistas do zodíaco


Libra é um signo que agrega beleza, leveza e harmonia. Aqueles que possuem forte influência desse signo necessitam de harmonia em seus vínculos e espaços. Estão sempre buscando a melhor palavra para uma frase ou mesmo o tom de cor que vai compor o visual.


Compartem da suavidade e delicadeza dos virginianos, mas aqui agregamos a simpatia e senso estético apurado.


São muito sensíveis a opinião alheia, e podem conduzir suas escolhas através desse olhar externo, precisam encontrar os pontos de equilíbrio interno e arcar com a verdade. O ponto crítico aqui é evitar mentir para si mesmo ou mesmo tentar evitar uma discussão a qualquer preço, existem lutas que não podemos evitar.


Muitas vezes o calar e o sorrir, escondem emoções intensas e um receio de gerar um conflito. Por tanto são muito sensíveis ao ambiente do entorno, as brigas dos pais, e ao clima desarmônico.


Sua capacidade de perceber o outro e sua necessidade de companhia, o faz um fiel amigo que por vezes ficará em dúvida sobre os caminhos a seguir sozinho.


Quando essa influência é lunar, fala muito desse vínculo com a mãe, neste caso uma criança com este signo lunar precisa agradar a mãe e por vezes tomará escolhas para a complacer a mamãe interna que ele carregará em si. Portanto, aqui essencialmente precisamos valorizar as emoções da criança, sem julgamentos e rótulos (bom ou ruim), deixar o rio fluir em seu curso. Ajudá-la a fazer suas escolhas por si mesma, sem precisar da aprovação externa.







Criança de Escorpião

Os misteriosos do zodíaco


Escorpião é um dos signos menos compreendidos do zodíaco, sua fama

deixa alguns pais e mães com medo de seus pequeninos, é pra tanto?

Escorpião é um signo que tem uma força e potência as vezes intimidadora, até mesmo com um simples olhar essas crianças podem ir profundamente na alma daqueles que as veem.

Escorpião é regido pelo elemento água que leva as sensações e as emoções profundas. Pessoas com essa influência possuem um “desconfiômetro” e uma bússola interna bem ativa e uma conexão com o mundo interno.


Em geral são crianças observadoras, mais introspectivas com olhos e sobrancelhas bem marcadas. Seu ponto frágil é a expressão e explosões raivosas que podem também serem agressivas, é assim que este sistema vulcânico faz para equilibrar as tensões. Às vezes polarizando emoções drasticamente é possível encontrar o equilíbrio dinâmico interno, o que muitas vezes levam essas pessoas a caminhos de autoconhecimento e cura.


Quando adolescentes pode ser que a vontade de ficar sozinho, depurando suas emoções e transformando o que precisa, apreciando o lado b das coisas e cultivando esse espaço de potência interna leva a vivência de conflitos existenciais.


Muitos altos e baixos passam pelo vida do escorpião e isso vai criando uma força interna potente, por isso essa associação com a Fênix ou mesmo a própria Malévola que por trás de toda sua fúria e fama era capaz de se transformar.


Quando a influência é lunar fala desta relação com mãe que pode envolver essa íntima relação emocional, até uma depressão pós parto, ou a relação com a morte de algum ser querido próximo do nascimento da criança, pois a criança de escorpião tem uma íntima ligação com os mistérios da vida e da morte. Portanto é importante auxiliar essa criança a encontrar pontos de equilíbrio emocional, ajudá-la a desvendar essas sensações e emoções profundas e poder dar uma vazão mais atenuada aos impulsos.






Sagitário

Os exploradores do zodíaco


Sagitário é um signo que precede escorpião, então seria a primavera surgindo, depois de um profundo mergulho na alma. Essa energia expansiva e espaçosa desse signo regido pelo elemento fogo, é uma marca da queles que estão sempre dispostos a lançar sua flecha a novos lugares, objetivos e metas. Sagitarianos são movidos por sentido, propósito, estudos, filosofias, religiões, caminhos e meios para alcançar novos estados de consciência que os levam a ampliar nossa visão de mundo.


A criança com forte influência deste signo costuma ser engraçada, bem humorada e expansiva, podem ser bagunceiros e precisar de muita natureza, árvores para subir e aventuras. O elemento fogo aqui atua fortemente no senso de identidade, de saber (ou pelos menos achar que sabe) onde quer chegar, deixando por vezes os pais assustados.


Aqui temos o pecado capital da gula como um dos principais, gula por tudo aquilo que alimenta (corpo-mente-espírito),comidas, conhecimento, viagens, etc. Uma sensação de insatisfação constante que pode gerar uma ansiedade latente.


Quando a influência é lunar, falamos aqui da relação mãe-filho e também ao campo familiar, um otimismo exagerado ou mesmo colocar a criança numa bolha de cuidado e proteção pode deixá-las com dificuldade de encontrar o mundo interno, vivenciar crises, aprender a lidar com as frustrações, aqui entra o papel dos pais em apoiar a criança a passar por esses momentos.





Capricórnio

As auto suficientes do zodíaco


Capricórnio talvez seja mais um dos signos pouco compreendidos do zodíaco, o elemento terra (regente do signo) dá a esses nativos uma seriedade, maturidade e auto suficiência, uma forma muito realista e pragmática de ver a vida e de resolver os problemas que aparecem. São ambiciosos, gostam de trabalhar e buscam uma carreira pela qual se dedicar e crescer, algo que vai sendo alcançado de forma cautelosa e gradativa.

Depois do signo de sagitário que vive uma expansão e liberdade muito forte, aqui o aprendizado é em relação à maturidade, responsabilidade e esforço.


A criança regida por este signo pode apresentar um recolhimento emocional, uma auto suficiência, gostar de brincar sozinha, concentrada e gostar de desafios. Pode ter alguma dificuldade em lidar com as emoções, ou mesmo expressá-las. Aqui o estímulo a fantasia pode ser importante para sair de um olhar concreto, do dever, da moral e das obrigações e abrir para outras percepções e sentidos.


A força capricorniana quando está a serviço de um bem comum, gera ótimos líderes, e gestores. Sua perseverança e perspicácia podem ser pontos de aspiração e inspiração para todos. Pontos que podem ser elaborados neste signo: rigidez excessiva, conservadorismo, seriedade para então ter mais relaxamento, otimismo e fluidez.


Quando este signo é lunar trás algumas dificuldade em relação ao sentir e expressar as emoções, pode existir uma falsa sensação de auto suficiência emocional, que pode levar a solidão, o desafio aqui é a expressão e aceitação da vulnerabilidade e entender que dar conta de tudo não é nem pode ser saudável.






Aquário

Os inovadores do zodíaco


Logo depois da energia construtora e conservadora de capricórnio, precisamos aprender a romper com aquilo que é antigo e liberar nosso potencial criativo ao novo. Portanto, seguimos com o signo de Aquário; Regido pelo elemento ar, temos aqui um signo mental, social, extrovertido e criativo. Possui conexão com tudo aquilo que diz respeito ao futuro, ao novo, ao inesperado, se dedica a inovar e, aqui entra as habilidades tecnológicas e sociológicas deste signo;

A criança regida por esse signo pode ser bem social, ter a necessidade dos amigos e da identificação a um coletivo como algo importante. Pode desenvolver um tipo aéreo, onde sua mente está em outro mundo, vagando pelas possibilidades infinitas do cosmos, pode desenvolver um interesse pelos astros, tecnologia e por tudo aqui que se mostra além da compreensão humana. Uma outra polaridade é o tal do “ser do contra” uma atitude contestadora e provocativa, trazendo por vezes uma abertura a transgressão a aquilo que diz respeito às regras, a moral, as tradições e ao conservadorismo.


Aquário nos entrega liberdade de pensamento, pensar fora da caixa, fazer rápidas e complexas conexões. Está melhor a serviço quando coloca sua energia por um ideal grupal, sem perder sua própria identidade, algo que aprende com o signo oposto e complementar, Leão.


Quando este signo é lunar, o mundo emocional pode estar distante e em difícil acesso, há uma estratégia de escape do sentir, numa busca de sociais e ideais constante. O exercício aqui é trazer para a presença no corpo, no sentido familiar uma lua em aquário possui uma memória de muita liberdade na infância, com muitas referências maternas e com uma necessidade de ser livre e espontâneo.






Peixes

Os sonhadores do zodíaco


Chegamos então no nosso último signo do zodíaco, depois de uma caminhada de 12 etapas de desenvolvimento da consciência, que são de fato infinitas e espiraladas.

Depois então de passar por aquário e exercer uma abertura ao social, agora um dos nossos aprendizados principais é se abrir ao campo mais sensível e empático da vida universal, onde colocamos nosso ser a serviço da humanidade.


Peixes é regido pelo elemento água, que dá acesso ao fluído, a sensibilidade, a arte e a tudo aquilo que conhecemos como inconsciente coletivo. Peixes perde a forma, que foi tão importante ao ego, peixes se dissolve e se desintegra em algo maior, acesso outros níveis mais sutis e espirituais.


São crianças sonhadoras, fantasiosas e sensíveis, tem uma inclinação natural para a arte, música ou terapias holísticas. Esse mundo das fantasias que é tão importante para essa criança, que serve também como refúgio para ela, onde ela irá buscar no futuro: essa sensação de flutuação e segurança naquilo que não é palpável, visível ou material.


Quando peixes está no signo lunar, vai nos trazer uma informação de muita sensibilidade, uma fácil conexão com o outro, através do sentir, do intuitivo, uma habilidade inata de cuidar e proteger, com uma expressão vulnerável. O desafio aqui é auxiliar nosso pequeno peixe e encontrar suas bordas, seus limites de identificar o que é seu e o que é do outro. Formular e apoiar a criança na construção de um eixo firme de personalidade irá protegê-la de possíveis más influências.



__________________________________________________


Espero que você gostado, deixe aqui seu comentário e observações,

Com carinho Karol Fendel




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo