Setênios - 1º Grande Ciclo 0 - 28 anos

Este estudo faz parte do Curso Astro Impulso, tem como fonte de pesquisas os trabalhos biográficos e ciclos planetários.




1º Setênio - 0 a 7 anos, regido pela Lua.


O primeiro setênio, regido pela Lua, é muito importante para a construção do ser, nesta época traumas, ou mesmo momentos felizes e alegres ficam registrados e são muito marcantes. O papel da individuação nessa fase é estrutural, isto é as crises vem através dos processos corporais, como doenças infantis, febres, dentes….que levam a esta criança a se tornar ela mesma, “queimando” as proteínas dos pais.

O tato é o sentido mais usado para perceber o mundo, por isso precisam de cuidados. Nesse setênio a criança precisa usufruir fisicamente de liberdade para mais tarde nas fases difíceis da vida, conseguir sair e se virar por si. O livre brincar é essencial, até para que algo que no futuro possa virar uma vocação possa ser auto descoberta.

Acompanhei muitas pessoas que fizeram de suas brincadeiras de crianças em suas atividades profissionais, eu mesma já realizei algumas!

Amor, calor, confiança e limites são ingredientes anímicos essenciais, principalmente para os relacionamentos futuros.

A criança está ligada ao corpo vital invisível da mãe, regência lunar, por isso também a importância da lua no Mapa Astral, para compreender melhor o arquétipo dessa relação.



2º Setênio - 7 a 14 anos é regido por Mercúrio.


Neste momento começamos aqui a individualização do corpo vital, uma independência maior em relação à mãe. Os temas principais são relações, desenvolvimento dos sentimentos, a entrada na puberdade, desenvolvimento emocional e os desafios escolares.

Buscamos referência externas para completar nossa individuação e encontramos professores, ídolos, heróis, fazer parte ou não fazer parte de um grupo pode ser processos importantes que vão interferir no desenvolvimento emocional.

Diz-se que esta á a fase mais saudável da vida, em nível de expressão, muitas brincadeiras, jogos e um curiosidade em experimentar. É sem dúvida o setênio onde mais somos incentivados a aprender, desenvolver o conhecimento, acumular informação, expandir e se relacionar, para além do núcleo familiar.

Os talentos individuais começam a ficar mais visíveis e se confrontam crenças, ideais e valores adquiridos no primeiro setênio. No fim desta fase passamos pela entrada na adolescência, marcada também pelo início da puberdade os primeiros amores, a menarca para as meninas.

Muitos desafios acompanham os pais nesta fase que precisam estar preparados para acompanhar a dinâmica de todas essas mudanças.

Assim como é o planeta Mercúrio e suas asas nos pés!


3° Setênio - 14 - 21 anos - Regido por Vênus


Neste setênio as mudanças físicas e psicológicas são mais marcantes, onde precisamos e começamos a nos diferenciar da família, questionamos os valores aprendidos, e nos abrimos para vivenciar outras famílias.

Aos 14 anos fazemos uma oposição de Saturno, e passamos pela fase de enfrentamento da autoridade, onde flexibilidade e limites precisam ser manejados. A chamada adolescência e a necessidade de se diferenciar do núcleo familiar.

Os amores venusiano estão em seu esplendor neste setênio, nos apaixonamos muito, vários romances, platônicos ou não, perda da virgindade, menstruação, uma descoberta sexual importante. Nossa necessidade de nos sentirmos atrativos fisicamente, magnéticos. A aprovação dos outros é aqui de extrema importância.

Aqui também nossos talentos aparecem espontaneamente, desenvolvidos pelas nossas atividades preferidas, do setênio anterior.

Entramos na maioridade aos 18 e vivemos a escolha da faculdade, decisão que traz uma ansiedade, por vezes um desejo dos pais. O dilema vivido aqui é sobre o chamado da sonho versus “o que devemos ser”, ou que nos dá reconhecimento e amor dos pais.

Aos 21 anos, um marco importante para a alma, de força e coragem para assumir e seguir quem eu quero ser (o que acho que sei) até o próximo setênio.


4° Setênio - 21 a 28 anos - Regido pelo Sol


Este setênio é uma continuação energética do setênio anterior. Aqui temos duas passagens bem significativas, a entrada e a saída (21 e 28 anos). Aos 21 estamos em um pico de vontades e de descobertas em relação a nós mesmos e saímos com 28 anos cheios de dúvidas, incertezas e frustrações. Sem dúvida um setênio inesquecível pela força das contradições vividas em apenas sete anos.

Neste setênio vivemos a força do Sol através da:

  • Expressão criativa

  • Diversas experiências profissionais

  • Vitalidade

  • Projeções ao futuro

  • Diferenciação familiar e encontro com a identidade (decisões profissionais)

Como também experimentamos a força do retorno de Saturno chegando e com ele trazendo muitas reflexões:

  • Conflitos com autoridades, chefes, professores, maturação sobre o sentido de responsabilidade e a relação que estabelecemos com a autoridade.

  • Alguns iniciam vida familiar, mais responsabilidades

  • Independência econômica, liberdade emocional e autonomia.

  • Questionamentos, de quem, o que eu quero?

  • Superação das ilusões criadas no setênio anterior

  • Frustrações com minhas escolhas

  • A quebra de uma romantismo idealista

Aos 28 anos temos nossa primeira grande crise, com o fim da nossa estrutura de segurança. No mundo também alguns acontecimentos marcaram esse ciclo:


Queda do Muro de Berlim, Duração da Guerra Fria, A vida das torres gêmeas de NY..

Artistas que morreram nesta idade: Jimi Hendrik, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain, Amy Winehouse, separação dos Beatles.


Podemos não perceber mais somos atravessados por forças muito mais fortes e aprender sobre os ciclos é fluir com eles e não resisti-los.



70 visualizações

Karoline L. Fendel

Campeche, Florianópolis

CPF 05228210903

48 99934 8409

Entregas realizadas em até 30 dias

  • Facebook ícone social
  • Karoline Fendel