O Blog da Zona Menos Um

A ideia da Zona Menos Um, surgiu por volta do ano 2010, na época em que eu estava bastante envolvida com a Permacultura. Refletindo sobre a necessidade do autoconhecimento para a evolução da consciência, pensei nesta área ou zona interna que pouco aprendemos a visitar. Desta reflexão nasceu o conceito da Zona Menos Um, uma zona ou espaço interno dentro de nós, neste blog você encontra algumas reflexões daquela época.




Um breve resumo:


A Permacultura é a reunião de várias ciências, conhecimentos tradicionais para a formação de espaços mais vivos e que interajam com a natureza. Criando abundância, produtividade sem agredir o meio. Ela é um grande guarda-chuva com muitas ferramentas práticas para serem aplicadas na cidade, nos espaços rurais e nas comunidades, na vida.


O CONCEITO


O nome ZONA MENOS UM  surgiu de uma relação sobre a técnica do zoneamento ambiental  proposta pela Permacultura, utilizado para planejar e implantar áreas.

Temos deste a zona zero (a casa) até  zona 5 (a floresta contemplativa), cada zona está distribuída conforme a intensidade de uso. Por exemplo: uma horta e uma composteira possuem um uso diário, logo elas devem ser posicionadas perto da casa…as zonas podem ou não estar conectadas e não possuem tamanhos nem formas definidas.

Refletindo sobre a necessidade do autoconhecimento para a evolução da consciência, pensei nesta área ou zona interna que pouco aprendemos a visitar. Desta reflexão nasceu o conceito da Zona Menos Um, uma zona ou espaço interno dentro de nós.

Internamente é onde a verdadeira mudança efetivamente começa. Sem a Zona -1, não há nada concreto, há apenas ação sem reflexão. Está recém criada Zona refere-se a um assunto pouco abordado em alguns cursos de Permacultura e muitas vezes esquecido ou refutado.


Para mim a Permacultura resultou em uma grande mudança na minha vida, mudou minha visão de mundo, balizou minhas escolhas futuras e continua me transformando, agora mais que nunca pela Zona Menos Um, resultando no trabalho do qual hoje exerço.


Abaixo um vídeo sobre a Zona -1 gravado para o Caminhos da Sustentabilidade



5 visualizações

Karoline L. Fendel

Campeche, Florianópolis

CPF 05228210903

48 99934 8409

Entregas realizadas em até 30 dias

  • Facebook ícone social
  • Karoline Fendel